Mapeamento Geométrico

Tempo de leitura: 6 minutos

Nesse artigo você vai aprender os passos para fazer uma sobrancelhas perfeita entendendo toda a parte de geometria e marcação.

Segundo Cezimbra (2005) a genética deu aos humanos dois olhos, um nariz e uma boca, mas também diferenças radicais que os distinguem uns dos outros, por isso ninguém é igual a ninguém.

Cada rosto é único e pessoal. Existem diversas formas e medidas que não podem ser utilizadas em um delineamento,
mas o importante é encontrar a harmonia de cada rosto, pois a face humana possui muito mais assimetria do que simetria.” Sobrancelhas bem desenhadas e compatíveis com o formato do rosto não apenas realçam a beleza natural e a expressão do rosto, como também evidenciam características bem pessoais, como por exemplo o que ela deseja expressar.

Regras para as sobrancelhas perfeitas…

1º RegraPonto Alto – A primeira regra se trata da divisão do ponto alto da sobrancelha, onde a sobrancelha é dividida, a parte maior que se chama corpo da sobrancelha tem 65% do tamanho total da sobrancelha. A cauda corresponde a 35% das sobrancelhas. Essa divisão é conhecida como ponto alto, onde forma a curva, o ângulo onde a sobrancelha fica bem levantada.

2º RegraAltura do ponto final das sobrancelhas – O final sempre tem que estar acima do ponto inicial ou no máximo na mesma linha, a sobrancelha e o rosto ficam com aspecto caído e triste se a cauda estiver abaixo da linha inicial.

3º RegraInício da sobrancelha – O começo das sobrancelhas normalmente tem que ser levemente voltado para dentro, nunca para fora e nunca totalmente quadrado, reto.

4º RegraProporção corpo da sobrancelha – é a relação da altura do início da sobrancelha com o meio da sobrancelha, o meio não pode ser igual ao início ou maior, ele tem que ser sempre menor, levemente mais fino. A proporção é algo
que tem que ser levado a sério para que fique um trabalho bem linear que vai dar a estrutura e o formato do olhar da pessoa.

Passo a Passo

Lave as mãos a cada atendimento!!!!

1º Passo – foto – tirar com a cliente em de olhos abertos pegando uma sobrancelha inteira e o começo da outra.

2º Passo – limpeza: com lencinho umedecido para retirar excesso de oleosidade, impurezas e restos de maquiagem.

3º passo – marcação: SEMPRE FAZER!!!!

Vamos achar os pontos das sobrancelhas! É fácil…

1º ponto: Comece marcando o início das duas sobrancelhas. Para marcar o início coloque o paquímetro posicionado em cima da aba do nariz até as sobrancelhas e faça a marcação. Obs.: nariz com abas muito largas coloque o lápis em cima da aba do nariz, nariz com abas normais coloque o lápis para a lateral empurrando levemente para dentro.

2º ponto: Marque o final das sobrancelhas. Trace com o paquímetro do meio da boca, canto do nariz até o final da linha dos olhos. Após achar o final das das sobrancelhas confira com o paquímetro se o comprimento das duas estão iguais.

Obs.: Não trabalhar com medidas fixas. Ex.: comprimento de 5cm, espaço entre as sobrancelhas de 2,5cm e aí por diante, pois isso não funciona. O rosto de cada pessoa é único, por isso as medidas não são iguais para todo mundo. E isso não traz um trabalho personalizado para a cliente.

3º ponto: é o ponto alto, exatamente onde faz a curva das sobrancelhas, local onde vai definir a personalidade, a sensualidade e expressão do rosto.

As sobrancelhas são divididas em duas partes: corpo que é a parte mais cheia e a cauda a parte mais ralinha. Faça uma matemática simples, que vai do ponto 1 até o ponto 2 totalizando 100% das sobrancelhas e então ache onde está a metade das sobrancelhas e marque com a caneta e coloque 15% a mais para marcar o ponto alto das sobrancelhas que é o ponto alto. Com o paquímetro meça a primeira sobrancelha e transfira para a outra.

Obs.: Medir o ponto alto do meio da boca ao meio dos olhos ou pela íris da pessoa não funciona. Porque muitas clientes sofrem de estrabismo e não é possível achar o exato meio das sobrancelhas pelos olhos de uma pessoa estrábica.

DICA DE OURO: ACHOU OS 50% DA SOBRANCELHA POSICIONE UM LÁPIS AO LADO DA MARCAÇÃO PARA ACHAR OS 65% DAS SOBRANCELHAS E CONSEGUIR O PONTO ALTO.

4º Ponto: É a linha guia, são as duas linhas guias que vão auxiliar você para que não fique uma sobrancelha acima ou abaixo da outra. Marque com a caneta em
uma das sobrancelhas onde nasce os pelos e com uma régua faça uma linha tracejando de uma sobrancelha à outra fazendo o alinhamento das duas. Faça o mesmo na parte de cima, alinhando também.

5º ponto: Observar e conferir o alinhamento do final das sobrancelhas. Vamos usar como referência o ponto 3 que é o ponto alto das sobrancelhas e vamos ter uma referência na orelha, que é o tragos. Marcando corretamente o meio do tragos fazemos a ligação do ponto alto com auxílio de uma régua. Faça o mesmo do outro lado e ficará igual.

6º Ponto – Ligue os pontos da parte superior. Lembre-se do apoio do tragos. Para ligar os pontos da parte inferior, meça o início das sobrancelhas e reduza 2mm do início para achar a medida da espessura do meio das sobrancelhas, marque na mesma direção do ponto alto e ligue todos os pontos.

7º Ponto – Aparar os pelos. Penteie tudo para cima e corte na linha guia. Nunca penteie e corte para baixo. Se você pentear e cortar para baixo você irá tirar o comprimento e deixá-la completamente falhada.

8º Ponto – tirar os pelos que estão fora do projeto. Existem diversos tipos de pinças, pinça com ponta agulha, pinças com ponta reta, enfim uma linha infinita de produtos pra você escolher e de adequar melhor com o seu dia a dia. Na hora de remover os pelos, já que já temos o projeto feito, você vai retirar todos os pelos que estão pra fora do seu projeto.

Estique a pele para remover os pelos, assim fica menos dolorido. Puxe-os na direção do seu crescimento. Com o auxílio de uma gaze seca ou algodão seco vá retirando o excesso dos pelos.

É importante trabalhar com organização, higiene e em um espaço com boa iluminação. Se o pelo estiver em cima da linha branca, observe se está mais para dentro ou mais para fora, se ele está realmente deixando alinhado ou se está atrapalhando o designer, se ele estiver mais para fora remova-o.

9º Ponto – Limpe tudo com lenço umedecido se a cliente não aplicar henna.

10º Ponto – Pintura com sombra – muito natural – esta etapa é feita para a cliente que não quer henna ou a henna propriamente dita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *